ABERTURA DA V SEMANA ESTADUAL DE PREVENÇÃO ÀS DROGAS DE MATO GROSSO DO SUL/CEAD MS 2020

Categoria: Sem categoria | Publicado: quinta-feira, junho 25, 2020 as 16:39 | Voltar

V SEMANA ESTADUAL DE PREVENÇÃO ÀS DROGAS

O Conselho Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas de Mato Grosso do Sul, em alusão a XXII Semana Nacional de Políticas Públicas Sobre Drogas, declara aberta a “V Semana Estadual de Prevenção às Drogas” e convida a todos para acompanhar a programação das ações, online, pelo site e facebook do CEADMS.

Ao completar sua vigésima segunda edição, a Semana Nacional sobre Drogas, instituída anualmente no período de 19 a 26 de junho, tem balizado como princípio, em todo território brasileiro, a mobilização para promover a valorização da vida, por meio de ações na prevenção às drogas, assim como, reafirmar a responsabilidade compartilhada entre o governo e a sociedade civil na redução da demanda das drogas.

Em 2020, abordaremos a temática “O Fenômeno das Drogas em Tempos de Pandemia: Desafios e Perspectivas. O mundo, surpreendido com uma Pandemia virótica, de proporção avassaladora, o COVID 19, paralisou no presente e emudeceu na incerteza do futuro. Ao sinalizar a condição de ir e vir das pessoas, protocolos de ordem simples como o higienizar as mãos compulsivamente, o uso de máscaras e o distanciamento social, foram apresentadas como barreiras ao contágio acelerado, prevenindo um colapso dos sistemas de saúde. O que temos? Milhares de vidas marcadas, e, outros milhares de vidas perdidas, para um vírus, o inimigo invisível da Humanidade no século XXI. Contudo, a vida prossegue, temos esperança por dias melhores.

Todavia, em meio ao “caos” da Pandemia, o fenômeno das drogas, ainda é um assunto de atenção e preocupação, que afeta e pode avassalar a vida das pessoas. Tempos escuros, difíceis, os desafios que ora se apresentam, requerem abordagens e intervenções compatíveis com as consequências advindas do momento pandêmico. Desemprego, escolas fechadas, perdas, lutos, e, a realidade nefasta potencializando a disseminação e o consumo de álcool e outras drogas, assolando a sociedade em seus diversos segmentos populacionais. O número crescente de apreensões no tráfico de drogas, tem sido notícia diuturna.

Por outro lado, nunca estivemos tão próximos daqueles que nos são caros, nossos entes queridos, a nossa família. Pais e filhos no mesmo espaço por dias, semanas, meses. Momento este, a ser valorizado como reconstrução de laços, proximidades, aconchegos, afetos. O amor consola e pode salvar, do contágio do vírus, porque cuida e protege, bem como, resgata da fragilidade ao consumo de drogas, porque acolhe e abraça.

Tempos de desafios, à reinvenção e criatividade, novas abordagens urgem às ações de intervenção preventiva ao enfrentamento das drogas em tempos de Pandemia.

O CEADMS, ao realizar a Semana de Prevenção às Drogas, inicia o seu grande desafio, se valer dos meios eletrônicos, Site e Facebook e outras mídias, para reforçar a atenção sobre a Prevenção como a melhor estratégia na redução da demanda de drogas.

Profissionais integrados, representando setores públicos e da sociedade civil, compartilharão, conhecimento, informação e principalmente, a reflexão sobre comportamentos e atitudes de proteção, que reforçam a prevenção ao uso de álcool e outras drogas.

O CEADMS, inicia a Semana de Prevenção às Drogas com a Conferência “O Impacto das Drogas em Tempos de Pandemia” e agradece ao Doutor Marcelo Ribeiro, Médico Psiquiatra, Diretor do CRATOD/SP e Presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas de São Paulo/ CONEDSP, por generosamente ter atendido nossa solicitação para proferir esta conferência.

Denise F. B. Souza e Silva

Presidente do CEAD MS